Entrega de Equipamentos ao Museu Nacional de História Natural da Bolívia para Fortalecimento da Informação sobre Biodiversidade no âmbito do Projeto Bioamazônia

Mar 1, 2021Noticias, Proyecto Bioamazonía

Autor: Ministério do Meio Ambiente e Água (MMAyA)

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), no âmbito do Projeto Regional de Manejo, Monitoramento e Controle de Espécies da Fauna e Flora Silvestres Ameaçadas pelo Comércio (Projeto Bioamazônia), vem apoiando o fortalecimento dos sistemas nacionais de informação e gestão do conhecimento do Estado Plurinacional da Bolívia.

O Museu Nacional de História Natural, sob tutela do Ministério do Ambiente e Água, é uma instituição científica pública que realiza pesquisas permanentes sobre a biodiversidade no país e na gestão desta informação. Além disso, o Museu é uma Autoridade Científica CITES e constitui uma importante ferramenta do Ministério do Meio Ambiente e Água no fornecimento de informações e no apoio de cientistas técnicos para auxiliar na tomada de decisões.

Como parte do Componente 1 do Projeto – Sistemas Nacionais e Regionais de Gestão de Informação e Conhecimento-, a OTCA financiou a compra de equipamentos para o Museu Nacional de História Natural (MNHN), um investimento que totaliza US$ 60.910,00 (423.934,00 bolivianos)

Em 23 de dezembro de 2020, 47 kits múltiplos foram entregues ao Museu pelo Vice-Ministro do Meio Ambiente, Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Manejo e Desenvolvimento Florestal, M. Sc. Ing. Magín Herrera López e o Diretor Geral de Biodiversidade e Áreas Protegidas Enzo Aliaga Rossel PhD. Estes equipamentos serão de grande ajuda para o Museu na: i) geração e complementação constante de informação sobre biodiversidade através do trabalho de campo; ii) contribuir para a renovação de equipamentos e melhorar o registo / documentação de informação e apoiar o trabalho dos investigadores, iii) divulgar a informação gerada através dos seus meios de comunicação e Educação Ambiental e iv) fortalecer o sistema de informação do Museu e das suas bases de dados.

A autoridade também visitou as instalações do MNHN e as coleções de paleontologia, flora (Herbário Nacional da Bolívia) e fauna (Coleção Fauna Boliviana), coleções de grande renome nacional e internacional.

Finalmente, o Diretor-Geral Executivo a.i. do Museu, Hugo Aranibar Rojas, agradeceu ao Ministério do Meio Ambiente e Água e à OTCA pelos equipamentos recebidos e pela vontade de trabalhar juntos em projetos futuros.

Foto 1. Vice-Ministro do Meio Ambiente, Biodiversidade, Mudança Climática e Gestão e Desenvolvimento Florestal, M.Sc. Ing. Magín Herrera López, entrega o drone ao diretor do Museu Nacional de História Natural-MNHN, Hugo Aranibar Rojas.

 

Foto 2. Vice-Ministro do Meio Ambiente, Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Gestão e Desenvolvimento Florestal, M.Sc. Ing. Magín Herrera López visita instalações da Unidade de paleontologia do MNHN.

 

Foto 3. O Diretor Geral de Biodiversidade e Áreas Protegidas, PhD. Enzo Aliaga Rossel, formalmente entrega as 47 equipes de apoio ao MNHN como parte do Projeto Bioamazônia cofinanciado pela OTCA e o KfW do Governo Alemão..

 

Foto 4. O Vice-Ministro Ing. Magín Herrera López visitando a Coleção de Fauna da Bolívia, resultado de um convênio com o MNHN e a Universidade Mayor de San Andrés.

 

Foto 5. O Vice-Ministro, em visita ao Herbário Nacional da Bolívia, resultado de um convênio com o MNHN e a Universidade Mayor de San Andrés.

Etiquetas relacionadas con la publicación:

Le podría interesar…

Pin It on Pinterest

Compartir

¡Comparte esta publicación!

Shares