Assembleia Geral da ONU concede status de Observadora Permanente à OTCA

dez 7, 2022Fortalecimento Institucional, OTCA

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou hoje, 7 de dezembro, a Resolução A/77/439, que concede à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) a condição de Observadora Permanente que lhe permitirá participar das sessões e dos trabalhos da Assembleia Geral.

Apresentada e promovida pela Bolívia, e copatrocinada pelos demais Países Membros do Tratado de Cooperação Amazônica (Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), esta resolução reconhece e valoriza a OTCA como a única organização intergovernamental formalmente constituída, cuja missão é promover o desenvolvimento sustentável por meio da cooperação na dimensão regional da Amazônia. Também reconhece a história impecável de mais de 20 anos na formulação e execução de programas e projetos, no âmbito da Agenda Estratégica de Cooperação Amazônica.

A condição de Observadora Permanente permitirá à OTCA maior interação com outros atores públicos e privados no contexto regional e extra regional, bem como o acompanhamento de temas-chave da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável.

Etiquetas relacionadas ao post:

Le podría interesar…