Qual é o status de ameaça às samambaias arbóreas na Colômbia?

Abr 28, 2021Informativo, Proyecto Bioamazonía

 Autor: Instituto Sinchi, Colômbia

Quais são as espécies de samambaias arbóreas com distribuição natural na Colômbia e qual é o seu status de ameaça? Para responder a essas perguntas, o Instituto de Pesquisa Científica da Amazônia (SINCHI) com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável publicou, em 2019, o Livro Vermelho de Plantas da Colômbia Vol. 7 Samambaias Arborescentes; um documento que fornece uma lista completa de espécies de samambaias arbóreas e avalia a situação de ameaça deste grupo de samambaias na Colômbia.

As Samambaias Arborescentes (famílias Cyatheaceae e Dicksoniaceae) são elementos da biodiversidade encontrados nas florestas tropicais e desempenham funções de grande relevância como manter o equilíbrio dos ecossistemas, conservar os recursos hídricos e são um elemento de apreciável valor paisagístico.

Além disso, têm representado um recurso real e/ou potencial para as comunidades rurais e urbanas de diferentes países tropicais devido ao uso tradicional das diversas estruturas extraídas dessas plantas.

Graças à aliança firmada entre o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o Instituto SINCHI, e à publicação do Livro Vermelho das Plantas da Colômbia Vol. 7 Samambaias, conseguiu-se concluir que das 700 espécies de samambaias que existem no mundo, a Colômbia representa pelo menos 20%, o que explica a grande diversidade neste grupo e a importância de sua conservação, promoção e uso sustentável.

Além disso, o documento destacou 18 novas espécies para a ciência, como um achado de grande importância para o país, e 19 novos registros de espécies não relatadas para a Colômbia. O registro dessas novas espécies é transcendental para o país e significa um avanço no conhecimento da biodiversidade nacional e continua posicionando a Colômbia como um país megadiverso.

Outro aspecto relevante neste trabalho é a avaliação da situação de ameaça das espécies de samambaias na Colômbia; onde foi descoberto que aproximadamente 33% das espécies de samambaias arborescentes estão em alguma categoria de ameaça; dessa porcentagem, 18 espécies estão criticamente ameaçadas, 14 ameaçadas e 14 vulneráveis.

O Livro Vermelho das Plantas da Colômbia Vol. 7 Samambaias Arborescentes é um instrumento fundamental para reconhecer a Colômbia como um país megadiverso, interessado em conservar seu patrimônio natural e contribuir para o bem-estar da população.

Acesse o livro aqui

 

Livro Vermelho das Plantas da Colômbia Vol. 7

 

Cyathea toroi baculo. Foto: Instituto SINCHI

familias Cyathea varians soros – Foto: Instituto SINCHI

 

Publicado no Boletim Bioamazônia, edição n. 8, março-abril de 2021.

Etiquetas relacionadas con la publicación:

Le podría interesar…

Pin It on Pinterest

Compartir

¡Comparte esta publicación!

Shares