Raias ornamentais: Viagem de campo busca levantar dados para estudo populacional da espécie Potamotrygon wallacei  (Chondrichthyes – Potamotrygonidae)

Abr 28, 2021Informativo, Proyecto Bioamazonía

SÉRIE ARTIGOS TÉCNICOS 

Autora: Maria Lúcia Góes de Araújo, oceanóloga, e-mail: malugaraujo@gmail.com

RESUMO: A necessidade de realização de estudo de campo sobre a dinâmica populacional e demográfica das espécies endêmicas de raia de água doce da Bacia Amazônica, utilizadas como peixe ornamental, foi identificada e demandada pelo IBAMA, no âmbito do Componente 3 do Projeto Bioamazônia. Esse é o caso da espécie Potamotrygon wallacei, também conhecida como raia cururu, endêmica do Médio Rio Negro. Esse trabalho é o relato da viagem de campo realizada em novembro de 2020, ao município de Barcelos, no estado do Amazonas, para a principal área de captura da espécie P. wallacei com o objetivo de levantar dados para subsidiar estudos populacionais da espécie na sua principal área de captura no Médio Rio Negro.

PALAVRAS-CHAVE: Potamotrygon wallacei; raia cururu; Sistema Igarapé Daraquá – Rio Itu – Bafuana; município de Barcelos; estado do Amazonas; Brasil.

Leia artigo completo (clique aqui)

Etiquetas relacionadas con la publicación:

Le podría interesar…