5 de setembro de 2024

Concurso Fotográfico “Por um Mundo Mais que Humano”: Honrando a Ação Climática e o Legado Indígena

Em um contexto de crise ambiental global, a necessidade de repensar nossa relação com a natureza nunca foi tão urgente. Inspirados por essa reflexão, lançamos o concurso fotográfico Por um Mundo Mais que Humano, uma iniciativa que busca colocar no centro da conversa a riqueza cultural e o profundo conhecimento dos Povos Indígenas da Amazônia.

O concurso surge com o objetivo de visibilizar a percepção indígena sobre os desafios que a mudança climática impõe às nossas sociedades. As imagens apresentadas devem capturar a ação climática e oferecer uma visão artística e documental sobre a conservação da sociobiodiversidade e a transição para um futuro socioecológico sustentável. Sabemos que as soluções para esses desafios exigem tanto inovação tecnológica quanto o conhecimento ancestral das comunidades que habitam e protegem esses territórios há séculos.

Celebrando a Visão Indígena

Uma das prioridades desta iniciativa é promover o reconhecimento de fotógrafas e fotógrafos indígenas, que através de suas lentes podem nos oferecer uma perspectiva única sobre a interação entre o ser humano e a natureza. Ao mesmo tempo, buscamos gerar uma reflexão mais ampla na sociedade latino-americana sobre a importância de conhecer, valorizar e conservar a biodiversidade da região. A riqueza natural da Amazônia está profundamente conectada com as tradições e saberes indígenas, que continuam sendo vitais para a preservação do planeta.

Inspirações para a Reflexão

Nos inspiramos nas palavras do líder indígena Davi Kopenawa, que nos lembra: “Você vê as coisas, você sonha, você conhece os xapiripë [espíritos]. Os xamãs podem curar as doenças da floresta”. Também nos inspira o pensamento do filósofo e líder indígena Ailton Krenak, que nos convida a “pisar suavemente na terra”, recordando a necessidade urgente de aprender com os ensinamentos humanos e não humanos para transformar nossa relação com o planeta Terra.

Colaborações Internacionais

Este concurso é o resultado da colaboração entre a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e o programa Euroclima, com o apoio da União Europeia e do Governo Federal da Alemanha. A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) são entidades-chave na implementação do projeto. Além disso, contamos com o apoio estratégico do Goethe-Institut, que nos ajuda a dar visibilidade a essa importante iniciativa.

Junte-se à Reflexão

Convidamos você a acompanhar o desenvolvimento do concurso, por meio do nosso blog e redes sociais, onde iremos compartilhar atualizações, histórias dos fotógrafos participantes e, finalmente, as imagens vencedoras. Juntos, podemos aprender a ver o mundo sob uma nova perspectiva e contribuir para a preservação do nosso planeta, honrando tanto o conhecimento ancestral dos Povos Indígenas quanto as ações necessárias para enfrentar a mudança climática.