Bo’sa Ancestral

Esta foto, intitulada ‘Bo’sa Ancestral’ (Achiote), dá nome a uma galeria de retratos feitos com o corante natural dessa planta, onde símbolos tradicionais são desenhados junto com seus significados. Seu objetivo é preservar o conhecimento de meus ancestrais e fortalecer nossa identidade.

O bo’sa (achiote) tem sido usado há milênios pela nação siona e por outras culturas para pintura facial, uma expressão de identidade cultural. Entretanto, cada vez menos jovens conhecem o significado desses símbolos. Antigamente, a pintura facial era aplicada em várias ocasiões: para beber yaje (um medicamento ancestral que permite visões), pescar, colher na chacra, casamento, festa, caça e, acima de tudo, para a guerra, onde o desenho da lança era o símbolo predominante. Hoje, essas linhas são usadas principalmente em eventos ou cerimônias importantes.

Para homens e mulheres siona, a pintura facial é uma forma de embelezar o rosto e o corpo com símbolos sagrados. Nos tempos antigos, cada xamã tinha seus próprios desenhos, exclusivos de sua autoridade. Conhecidos como bebedores de yaje, eles possuíam conhecimento do mundo espiritual e, por meio de suas visões, descobriram e transmitiram os símbolos que hoje fazem parte de nosso patrimônio.

Este retrato foi impresso em papel coldpress de 30×40 cm, pintado à mão com bo’sa usando um bastão fino e depois digitalizado.

Pais de origem
Equador

Etnia
Siona

Ano
2023

Categoria
Fotografia artística

Prêmio
Selecionada

id031a Daris Payaguaje

Clique na imagem para ver em tamanho completo

id063 Claribeth Bernal RojasRaio de tranquilidade
id036 Rafael Amon HaUm olhar que ouve