Programa Sistema de Vigilância em saúde Ambiental para a Região Amazônica (PVSA)
MAIS INFORMAÇÕES
PUBLICAÇÕES
DOCUMENTOS
O Programa de Vigilância em Saúde Ambiental para a Região Amazônica (PVSA) foi uma estratégia que nasceu da cooperação entre os países amazônicos e contou com apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com a finalidade de fortalecer os sistemas de vigilância em saúde ambiental na Amazônia em temas prioritários em saúde como a qualidade da água para consumo humano, gestão de resíduos, riscos à saúde devido a substâncias químicas, doenças transmitidas por vetores e desastres.
Objetivo
O trabalho do PVSA visou o desenvolvimento de iniciativas nacionais e internacionais coordenadas entre os Países Membros para melhorar a saúde das populações amazônicas. Concentrou-se na tarefa de compartilhar informações dos sistemas de vigilância dos países e desenvolver uma “caixa de ferramentas” com diferentes instrumentos e documentos de trabalho produzidos pelos países para que possam ser usados como referência e consulta para melhorar seus próprios sistemas de vigilância e indicadores de saúde.
Resultados alcançados
Entre seus principais resultados estão o estabelecimento de 4 pontos-pilotos de trabalho fronteiriço para a vigilância em saúde ambiental: Iñapari (Peru) com Assis (Brasil), Cobija (Bolívia) com Epitaciolândia e Brasileia (Brasil), Guajaramerín (Bolívia) com Guajara-Mirim (Brasil) e Leticia (Colômbia) com Tabatinga (Brasil).
Além disso, foi elaborado a guia de adaptação às Mudanças Climáticas e Variabilidade Climática, na perspectiva da saúde, e diversos projetos foram desenvolvidos para a implementação específica de atividades em: Doenças Tropicais Negligenciadas, Contaminação por Mercúrio, Desastres e Indicadores de Vigilância Sanitária em Saúde para Amazônia.
Sócios estratégicos
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Publicações
Documentos técnicos
Documentos financeiros
Outros documentos
Notícias
Reunión clave en la COP29 para la Amazonía: OTCA y Foro de Bosques de la ONU fortalecen alianza
Bakú, Azerbaiyán, 12 de noviembre de 2024.- En el marco de la Conferencia de las Partes (COP29) de...
Reunión entre la OPS y la OTCA: Un paso hacia la cooperación en salud en la Amazonía
Brasilia, 8 de noviembre de 2024.- En un esfuerzo conjunto por enfrentar los desafíos de salud en...
Proyecto Amazonas extiende su vigencia hasta 2025 para fortalecer la gestión integrada de recursos hídricos en la Amazonía
Brasilia, 6 de noviembre de 2024.- Durante la 9ª Reunión del Comité Directivo del Proyecto...
OTCA y OPS inician colaboración para fortalecer la salud en la Amazonía
Brasilia, 6 de noviembre de 2024.- La Organización del Tratado de Cooperación Amazónica (OTCA) y...