Programa de Vigilância em Saúde Ambiental para a Região Amazônica (PVSA)

A nova Agenda Estratégica de Cooperação Amazônica (AECA) incorpora uma visão transversal e multissetorial de todos os programas, projetos e atividades identificados, a fim de dar resposta às inquietações e solicitações dos Países Membros e aos mandatos do TCA.

Ver arquivo completo

Programa de Vigilância em Saúde Ambiental para a Região Amazônica (PVSA)

O Programa de Vigilância em Saúde Ambiental para a Região Amazônica (PVSA) foi uma estratégia que nasceu da cooperação entre os países amazônicos, com o apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID), para o fortalecimento dos sistemas de vigilância em saúde ambiental na Amazônia, em temas prioritários da saúde tais como, a qualidade da água para consumo humano, gestão de resíduos, riscos à saúde por substâncias químicas, doenças transmitidas por vetores e desastres.

O trabalho do PVSA teve como objetivo desenvolver iniciativas nacionais e internacionais coordenadas entre osPaíses Membros, para melhorar a saúde das populações amazônicas. Foi focado na tarefa de compartilhar informações dos sistemas de vigilância dos países e o desenvolvimento de uma “caixa de ferramentas” com diferentes instrumentos e documentos de trabalho produzidos pelos países para que pudessem ser usados como referência e consulta, com a finalidade de melhorar seus próprios sistemas de vigilância e indicadores em saúde.

Entre os principais resultados estão: o estabelecimento de 4 pontos piloto de trabalho fronteiriço para a vigilância em saúde ambiental: Iñapari (Peru) com Assis (Brasil), Cobija (Bolívia) com Epitaciolândia e Brasileia (Brasil), Guajaramerín (Bolívia) com Guajará-mirim (Brasil) e Leticia (Colômbia) com Tabatinga (Brasil).

Adicionalmente, foi elaborado o guia de adaptação às Mudanças do Clima e a Variabilidade Climática desde a perspectiva saúde, e vários projetos foram desenvolvidos para a execução específica de atividades em: Doenças Tropicais Desatendidas, Poluição por mercúrio, Desastres e indicadores de vigilância em saúde para a Amazônia.

 

Ver arquivo completo