DIÁLOGOS SOBRE COOPERAÇÃO REGIONAL PARA A PROMOÇÃO DAS CADEIAS DA SOCIOBIOECONOMIA NA AMAZÔNIA

“Hangar Convenções & Feiras da Amazônia” (Belém, estado do Pará, 04 de agosto das 09:00 às 12:00 horas)

 

NOTA INFORMATIVA 

  1. ANTECEDENTES

Os produtos florestais não madeireiros (PFNMs) são um grande potencial para o desenvolvimento da sociobioeconomia na Amazônia, considerando os aspectos ambientais e socioculturais dos povos e comunidades tradicionais que vivem na região. Considerando isso, um conjunto de organizações, incluindo a OTCA e o SFB, organizou uma série de discussões no âmbito do BioForestALC – 1º Fórum Virtual sobre o Potencial dos Produtos Florestais Não Madeireiros para uma Bioeconomia da América Latina e Caribe – reunindo 350 participantes de 20 países, em especial os países que a OTCA. Como resultados, foram formuladas propostas sistematizadas e agrupadas em 6 grandes linhas de ação. Dentre as linhas de ação discutidas, duas linhas serão foco dessa discussão: o fortalecimento da comercialização e mercados para cadeias de valor da bioeconomia e as oportunidades de mecanismos financeiros para o desenvolvimento dessas cadeias.

  1. OBJETIVO

Compreender as políticas e programas desenvolvidos pelos países e propor ações para a cooperação regional com vistas a promover a cadeias de valor da sociobioeconomia na Amazônia.

  • RESULTADO ESPERADO

Proposição e priorização de ações para a cooperação regional com vistas a promover as cadeias de valor da sociobioeconomia na Amazonia.

  1. TEMAS DE INTERESSE
  • Estratégias organizacionais e de comercialização que fortaleçam povos e comunidades tradicionais (IPLC – Indigenous Peoples and Local Communities)
  • Padronização, agregação de valor, rastreabilidade, comércio justo, certificação e parcerias para a comercialização entre países
  • Mecanismos financeiros capazes de promover o desenvolvimento de cadeias de valor com foco numa bioeconomia inclusiva e cooperativa entre países.

 

  1. AGENDA PRELIMINAR

1er Bloco. Abertura

 

05 min

Bienvenida y presentación de la Agenda

SANDRA AFONSO

Proposta metodológica, moderação e sistematização dos resultados

 

05 min

Apertura

CARLOS SALINAS M. 

Director OTCA/ Responsable por Bosques SP/OTCA 

Moderação: Sandra Afonso – SFB

 

2do Bloco. Introducción al Diálogo

Políticas y Programas/Proyectos/Iniciativas Regionales sobre Bioeconomía/ Economía sostenible

 

10 min

Carina Mendonça Pimenta

Secretária Nacional de Bioeconomia/

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Políticas de apoio à Sociobioeconomia na Amazônia Brasileira

 

10 min

André Aquino

Diretor de Fomento Florestal

Serviço Florestal Brasileiro

Fomento à Bioeconomia na Amazônia Brasileira

 

3er Bloco. Apresentação de experiências de políticas e programas desenvolvidos pelos países para o fortalecimento das cadeias de valor da sociobioeconomia na Amazônia

 

Apresentação deve trazer ao final recomendações para as perguntas orientadoras:

1.   Quais são ações de cooperação podemos ter para o fortalecimento da comercialização e mercados para cadeias de valor da bioeconomia?

2.   E quais são as oportunidades de mecanismos financeiros para o desenvolvimento dessas cadeias?

 

60 min

MAURO LUIS RUFINO (SP/OTCA) – 10 min

Programa de Bosques y de Diversidad Biológica de la OTCA

 

ENZO ALIAGA (BOLIVIA) – 10 min

Autor de la Evaluación Rápida Coordinador Cap.2

 

LUZ MARINA MANTILLA (COLOMBIA) –10 min

            Directora general del Instituto Amazónico de Investigaciones Científicas SINCHI.

 

WILLIAMS ARELLANO OLANO (PERU) – 10 min

Director de la Dirección de Gestión Sostenible del Patrimonio Forestal / SERFOR

 

Kember Mejía – 10 min

Instituto Amazónico de Investigación Peruana (IIAP)

 

Werner Kornexl – 10 min

Banco Mundial

 

 

20 min

Participación del Público: Observaciones y/o comentarios

Moderação: Mauro Ruffino – OTCA

Relatoria: Sergio Paz Soldán – OTCA

Sistematização: Sandra Afonso – SFB/MMA

Público em Geral

 

4to Bloco. Construção de um quadro de ações propostas para a cooperação regional com vistas a promover as cadeias de valor da sociobioeconomia na Amazônia

 

30 min

Sistematização: Sandra Afonso – SFB

Apresentação e discussão do quadro de ações propostas

SFB/ MMA

 

5to Bloco: ENCERRAMENTO (Palabras Finales)

 

10 min 

FABIOLA MUÑOZ DODERO (PERU)

Coordinadora en el Perú el Grupo de Gobernadores por el Clima y los Bosques – GCF Task Force y la Coalición para una Producción Sostenible.

Palavras de Encerramento sobre a importância da Cooperação Regional com vistas a promover as cadeias de valor da sociobioeconomia na Amazônia.

 

05 min

Clausura

SP/OTCA – SFB/MMA

 

15 min

Coffee break

 

 

  1. PARTICIPANTES/ PANELISTAS OTCA

NOMBRE/ OCUPACION

INSTITUCION

 

1er Bloco. Abertura

 

Bienvenida y presentación de la Agenda

SANDRA AFONSO – Proposta metodológica, moderação e sistematização dos resultados

Serviço Florestal Brasileiro (SFB)

 

 

CARLOS ARMANDO SALINAS MONTES

Diretor Administrativo da OTCA – Programa de Florestas de Biodiversidade da OTCA5 min

Engenheiro Industrial com especialização em Gestão da Qualidade Ambiental e mestrado em Economia e Administração. Trabalhou nos setores privado, público e internacional, todos eles em vertentes relacionadas com questões ambientais e particularmente florestais. Possui ampla experiência em acordos multilaterais; negociações em fóruns internacionais; gestão e desenho de políticas públicas; formulação, implementação e desenvolvimento de programas e/ou projetos em nível nacional e/ou regional. Ultimamente tem atuado junto à OTCA como Coordenador Regional do Programa de Biodiversidade (BID 2006 -2010); bem como com o Projeto de Monitoramento do Desmatamento (ITTO -BMZ/DGIS -FA/BNDES 2011 -2018).

Secretaria Permanente da Organização do Tratado de Cooperação Amazonia (SP/OTCA)

 

2do Bloco. Introducción al Diálogo

 

CARINA MENDONÇA PIMENTA

Secretária Nacional de Bioeconomia – Políticas de apoio à Sociobioeconomia na Amazônia Brasileira – 5 min

Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Desenvolvimento Social. Trabalhou como Gerente de Pesquisa na Roland Berger Strategy Consultants, foi Gerente de Parcerias Estratégicas da Ashoka, Gerente de Operações do Fundo Vale e Co-fundadora e Diretora Executiva do Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus.

MMA

 

ANDRE AQUINO

Diretor de Fomento Florestal do Serviço Florestal BrasileiroFomento à Bioeconomia na Amazônia Brasileira – 5 min.

Trabalhou durante 18 anos no Banco Mundial. Sua última posição foi como líder do programa em desenvolvimento sustentável para a Indonésia e Timor Leste, cobrindo agricultura, ambiente, gestão hídrica, gestão urbana e inclusão social. Ainda na Indonésia. É Bacharel em direito, com pós-graduação em Direito Ambiental e Mestrado em Economia Ambiental.

SFB

 

3er Bloco. Apresentação de Experiências de Políticas e Programas Desenvolvidos pelos Países para o Fortalecimento das Cadeias de Valor da Sociobioeconomia na Amazônia

 

MAURO LUIS RUFINO (SP/OTCA) 

Oceanógrafo com Mestrado em Oceanografia Biológica, especialista em gestão de recursos pesqueiros e conservação de biodiversidade, atualmente coordenado o projeto regional de Gestão Monitoramento e Controle de Espécies da Fauna e Flora Ameaçadas pelo Comércio bem como o Observatório Regional Amazônico

Secretaria Permanente da Organização do Tratado de Cooperação Amazonia (SP/OTCA)

 

ENZO ALIAGA (BOLIVIA)

Biólogo, doctor en “Ecología Evolución y Biología de la conservación”, Especialista en Ecología tropical, Manejo de recursos naturales y conservación de vida silvestre. Conflictos humanos-vida silvestre. Miembro de la comisión de Supervivencia de Especies de la Unión Internacional para la Conservación de la Naturaleza (UICN).

 

 

               LUZ MARINA MANTILLA (COLOMBIA)

            Licenciada en Biología y Química. Tiene estudios de maestría en Biología y estudios de maestría en Gobierno y Políticas Públicas. Investigadora y profesora universitaria, y dirigidos programas de Licenciatura en Biología. Desde 2009 se desempeña como directora general del Instituto Amazónico de Investigaciones Científicas SINCHI.

Instituto Amazónico de Investigações Científicas -SINCHI

 

WILLIAMS ARELLANO OLANO (PERU) 

Director de la Dirección de Gestión Sostenible del Patrimonio Forestal / SERFOR

Servicio Nacional Forestal y de Fauna Silvestre -SERFOR

Ministério de Agricultura

 

KEMBER MEJIA (PERU)

Investigador del Instituto Peruano de la Amazonia Peruana (IIAP)

Instituto Peruano de la Amazonia Peruana (IIAP)

 

WERNER KORNEXL (BANCO MUNDIAL)

Trabalha no Banco Mundial em Brasília, liderando a área de florestas na América Latina e a coordenação das atividades na Amazônia. Antes, ele era manager do Programa de Florestas do Banco Mundial em Washington, liderou as atividades de meio ambiente, florestas e clima na Indonésia, Cambodja, Myanmar e Lao. Antes do Banco Mundial, Werner Kornexl trabalhou em vários projetos ambientais na Amazônia e empresas privadas para desenvolver a bioeconomia. Ajudou a criação de vários fundos globais de clima e florestas, como o Forest Carbon Partnership Facility.

Banco Mundial

 

4to Bloco. Construção de um quadro de ações propostas para a cooperação regional com vistas a promover as cadeias de valor da sociobioeconomia na Amazônia.

 

 

 

5to Bloco: ENCERRAMENTO (Palabras Finales)

 

FABIOLA MUÑOZ DODERO (PERU)

Ha sido ministra de Estado de las carteras de Ambiente y de Agricultura, así como directora ejecutiva del Servicio Nacional Forestal y de Fauna Silvestre – SERFOR. Actualmente Coordina en el Perú el Grupo de Gobernadores por el Clima y los Bosques – GCF Task Force y la Coalición para una Producción Sostenible.

 

Palavras de Encerramento sobre a importância da Cooperação Regional com vistas a promover as cadeias de valor da sociobioeconomia na Amazônia.