Disponibilizar plataforma de informações sobre a Amazônia é um dos objetivos primordiais da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
O processo de seleção e contratação de empresas para desenvolver o Observatório Regional Amazônico (ORA) foi finalizado em dezembro de 2020 e as atividades já estão em andamento.
A primeira – INGENIOSIG Cia. Ltda. do Equador – é responsável pelo desenvolvimento e implementação do ORA e publicação através do site da OTCA, com seus diferentes módulos operáveis com suas funcionalidades, incluindo a coleta, interoperabilidade e carregamento de informações pré-existentes e disponíveis de fontes oficiais dos Países Membros da OTCA, assim como de outras fontes. A empresa IQUITOS PLAY S.R.L., do Peru, está incumbida de desenvolver e colocar em operação o módulo temático CITES com todas as suas funcionalidades, e publicar no Observatório.
Ambos trabalhos fazem parte das atividades do Componente 1 – Sistemas nacionais e regionais de gestão de informação e conhecimento – do Projeto Bioamazônia. Este componente tem como objetivo melhorar e equilibrar o nível de gestão da informação e do conhecimento apoiando e fortalecendo os sistemas de informação sobre Biodiversidade e CITES dos Países Membros da OTCA, assim como a gestão da informação da Secretaria Permanente da OTCA.
Contexto
Os Países Membros da OTCA vêm gerando informações qualitativas e quantitativas em diferentes áreas (Florestas, Recursos Hídricos, Espécies da Flora e Fauna Ameaçadas de Extinção, entre outras); no entanto, essas informações ainda não foram articuladas e disponibilizadas regionalmente. Assim, a implantação do Observatório Regional Amazônico tem sido priorizada pela OTCA como um espaço de articulação em diferentes áreas de informação dos países amazônicos.
A previsão é que os produtos finais das consultorias sejam finalizados até final de julho de 2021.
Publicado no Boletim Bioamazônia, edição n. 7, janeiro-fevereiro de 2021.